terça-feira, 26 de abril de 2011

Eles estão surdos!



Você conhece a música do “Rei” Roberto Carlos que leva esse nome, “Eles estão surdos”? Pois é, parece que a juventude está ficando surda mesmo. E não estamos falando do sentido figurado. Os jovens estão realmente ficando surdos, como aponta a pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Um em cada cinco americanos entre 12 e 19 anos tem problemas auditivos, como aponta a revista Galileu. O hábito, cada vez mais comum de sair por aí ouvindo música no último nível do volume causa prejuízos, muitas vezes irreparáveis à audição.

A reportagem aponta que até o momento não existem levantamentos oficiais sobre o assunto no Brasil, mas tudo indica que a realidade brasileira não é muito diferente da norte-americana.

Imagem: Fonoque

Especialistas avaliam que qualquer ruído acima dos 85 decibéis já é prejudicial ao ouvido. Na semana passada falamos daquelas pessoas que ouvem som em lugares públicos sem fones de ouvido, uma atitude de extrema falta de educação. Mas não é por isso que devemos exagerar na dose do volume em nossos fones. Segundo a reportagem, a recomendação dos médicos é que a metade do volume máximo ainda é o suficiente para manter a audição em dia. Cuide bem da sua saúde, ouviu?

Pesquisa: Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário