terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia do índio

Das muitas nações e etnias indígenas existentes em 1500, hoje, estima-se que a população indígena no Brasil represente 0,2% dos brasileiros. Segundo dados da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), 345 mil índios vivem em reservas e outros cerca de 100 mil vivem em populações urbanas. Existe ainda a estimativa de que aproximadamente 53 grupos indígenas brasileiros ainda vivam isolados.

A riqueza da cultura indígena está presente em nosso dia a dia, diluída na sabedoria popular, em nomes de parques e ruas, no culto e no respeito à natureza. Mas muito dessa riqueza foi perdida. Cada grupo indígena que habitava o Brasil antes da colonização tinha língua e costumes próprios, brigavam por territórios e agiam de forma diferente. Depois da colonização foram todos tratados como iguais e subjugados pelos colonizadores exploradores, que desencadearam o extermínio gradual dos povos indígenas. Ação refletida nos dias hoje na maneira excludente como são tratados os assuntos relativos aos índios.


O povo indígena merece ter preservadas suas terras, sua cultura, mas merece ter acesso, ter oportunidade, ser incluído, ser respeitado como cidadão brasileiro. Nessa data importante, fica a reflexão da importância das nações indígenas na construção da nossa identidade como país. No fundo, somos todos índios do Brasil.

Pesquisa e fotos: PortoWeb Datas / Bruno e Gustavo Barroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário