quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sono no colégio



Quem já passou por isso sabe como é difícil ficar desperto nas primeiras horas da manhã para prestar atenção nas aulas. O problema se agrava se você está retornando de férias, onde ficava horas em frente ao computador deixando o sono de lado.

Colocar o sono em ordem é fundamental para aumentar o rendimento escolar, além de evitar uma série de problemas.

O blog O Mundo que eu Quero abordou o tema, enfatizando o costume dos adolescentes em férias que esquecem a hora de dormir para ficar a madrugada toda na frente do computador. Para Silvia Leporace, coordenadora de orientação educacional do colégio Dante Alighieri, a falta de sono atrapalha o aprendizado, pois a fixação do conteúdo ocorre durante o sono.

Imagem ilustrativa

Para Cristiano Nabuco, coordenador do programa de dependentes de internet do Instituto de Psiquiatria da USP, a internet não é uma inimiga, mas é necessário controlar seu uso. O especialista aponta três sinais de que a rede está atrapalhando sua vida:

1. você esconde o número de horas que fica conectado;
2. fica apreensivo de ir a lugares sem internet;
3. deixa de fazer atividades cotidianas como esportes ou sair com amigos.

A falta de sono pode causar dificuldade de fixar novos conteúdos na escola, a longo prazo, causa obesidade, pois você passa a comer mais, mau humor constante, dificuldade para operar equipamentos de forma adequada, como carros e motos.

O ideal para não dar aquele cochilo na aula e aproveitar tudo de bom que o colégio pode oferecer é respeitar os horários de sono. Para acordar cedo, durma cedo. Praticar exercícios físicos ajuda, mas não depois que escurecer. Evite aquela soneca durante o dia e esqueça o computador à noite.

Dicas simples e bem práticas para garantir uma boa noite de sono e um dia proveitoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário