quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Prevenção é sempre o melhor remédio



Temos que nos render à sabedoria popular, pois o velho ditado é muito válido: prevenir é melhor que remediar.

O site da revista Galileu traz dicas simples que podem ajudar a prevenir o câncer. Sabe-se que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura.

Segundo a revista, para diminuir as chances de apresentar tumores, dicas básicas como manter uma alimentação saudável, não exagerar no álcool, fazer exercícios regularmente e não fumar são válidas para todos os tipos de câncer.

Imagem: Sua Pele

Colo do útero: poder ser transmitido por vírus e sua prevenção pode se dar com o uso de camisinha durante as relações sexuais e visitas regulares ao ginecologista para a realização do exame papanicolau. Boa higiene genital também é fundamental.

Intestino: tumores de intestino e reto podem ser evitados com alimentação saudável. Ingestão de frutas, fibras e vegetais e a redução do consumo de álcool e carne vermelha.

Pele: evitar o sol entre 10h e 16h, use chapéu, guarda-sol, óculos, filtro solar, fator 15 no mínimo. Ao observar qualquer mancha diferente na pele, procure um dermatologista.

Mama: é um dos tumores mais comuns nas mulheres e 90% dos casos tem cura quando o diagnóstico é precoce. É preciso realização do exame de mamografia anualmente a partir dos 40 anos. Pessoas com histórico de câncer na família devem procurar aconselhamento médico mais cedo. Exercícios e alimentação saudável também ajudam.

Confira mais dicas no site da Revista Galileu. Fique No Stress, mas lembre-se que prevenir é melhor que remediar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário