segunda-feira, 25 de outubro de 2010

No passo certo



A prática de corrida como esporte tem registros muito antigos. O hábito de correr como exercício físico sempre encantou um grande número de pessoas pelo mundo. Mas correr, não é tão simples como se pode imaginar: existe uma série de problemas físicos que podem ser causados pela prática inadequada da corrida.

Uma das soluções que vem sendo aplicada para facilitar a vida dos corredores é o teste da pisada. Nele, o atleta pode determinar o tipo de calçado adequado para sua pisada na hora da prática da corrida, protegendo seu corpo das lesões nos joelhos, pés e tornozelos.

Existem clínicas especializadas que podem fazer o teste utilizando dispositivos como o “escâner da pisada”, ou formas mais simples de determinar o tipo da pisada e orientar a compra do tênis adequado. O blog do Globo Esporte ensina uma forma bem simples de fazer o teste. Primeiro umedeça seu pé com água; depois pise em uma folha de papel posicionando o calcanhar primeiro e depois o restante do pé. Repita o teste com o outro pé. A impressão do seu pé no papel vai determinar o seu tipo de pisada, se ela é pronada (a pisada se inicia do lado externo do calcanhar, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro), supinada (onde a pisada inicia no calcanhar do lado externo e se mantêm o contato do pé com o solo do lado externo) ou neutra (a pisada se inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé).


Mas lembre-se, se o teste feito em casa não lhe der segurança, consulte um especialista. Não arrisque com a sua saúde. O importante é praticar exercícios sem se lesionar. Corra No Stress!


Nenhum comentário:

Postar um comentário