sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Árvores nos canteiros de avenidas centrais, sim!


Recentemente, reportagem especial veiculada em um dos principais jornais de Porto Alegre expôs a tese de que árvores são ameaças ao trânsito de veículos. Vários são os problemas que acarretam acidentes de trânsito. O principal, todos sabem, é a imprudência ou negligência dos motoristas. Contudo, em relação à referida matéria, acredito que deveriam ser ouvidos outros profissionais de diferentes especialidades antes de afirmar que as árvores não podem ser plantadas nos canteiros centrais. No mundo inteiro, as avenidas são arborizadas.

Por discordar da visão tecnocrática de planejamento urbano, em minha gestão na Secretaria Municipal do Meio Ambiente da capital gaúcha, entre 2005 e 2008, fui o responsável pelo plantio de mais de 200 mil árvores nativas, sendo 40 mil delas em avenidas.

As mudas receberam cuidados permanentes, para garantir seu crescimento saudável. De dezembro a março, foram regadas com caminhões-pipa. Com isso, a perda de vegetais, que antes era de 80%, caiu para 20%. Nas principais avenidas, foi necessária a utilização de martelete hidráulico para romper o asfalto e o concreto e viabililzar o plantio. Com isso, futuramente, essas vias, que poderiam ser áridas e cinzentas, formarão belíssimos túneis verdes, melhorando o clima, diminuindo a poluição sonora e veicular, abrigando espécies da fauna e evitando alagamentos.

[Continue lendo no site]

Nenhum comentário:

Postar um comentário