quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Você está perdido?




Virou mania. Em quase todos os carros engarrafados pelo trânsito das cidades, o GPS (Sistema de Posicionamento Global, na sigla em inglês), faz companhia para o motorista, indicando as rotas mais livres, os caminhos mais curtos, ou apenas exibindo vídeos ou música, no caso dos aparelhos mais moderninhos.

O GPS funciona com sinais enviados de satélites no espaço. Esses satélites servem às Forças Armadas dos Estados Unidos com margem de erro de 10 centímetros e aos usuários comuns com até 10 metros de margem de erro.

Para oferecer uma alternativa ao serviço de posicionamento global existente, disponibilizando a mesma precisão a todos, os Russos estão entrando na disputa. O Glonass, é semelhante ao GPS que conhecemos hoje e funcionará recebendo sinal de 24 satélites, dos quais 21 já estão em funcionamento. A previsão da agência espacial russa é que até dezembro todos os satélites já estejam prontos para fornecer sinal gratuito aos que tiverem o receptor.


No início do ano, uma delegação russa passou pelo Brasil para negociar a produção desse sistema junto com o governo brasileiro.
Já pensou? Ninguém mais fica perdido!

2 comentários:

  1. Um lusho isso...
    Tá uma febre mundial msm...
    Perdido nunca mais...rs
    Adorei galeraa!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Muito chique e prático, quero um pra mim....

    Adorei a matéria.

    Beijos.

    ResponderExcluir