terça-feira, 24 de agosto de 2010

Transformando restos em energia limpa

Não faz muito tempo que os bovinos foram apontados como um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Ao liberar seus gases, (as vacas também soltam “pum”), são expelidas partículas de metano, gás 21 vezes, mais efetivo que o gás carbônico para a poluição do meio ambiente. Pobres vaquinhas, sem saber, receberam boa parte da culpa.

Mas a tecnologia vai livrar a barra dos bois e vacas. Os Biodigestores são estruturas capazes de receber as fezes dos animais, provocando sua decomposição e liberação dos gases (biogás), com 60% a 70% de metano, (o restante é gás carbônico). Os gases aprisionados não poluem o ambiente e são capazes de gerar fertilizantes, além de energia limpa. Uma empresa na Califórnia já está utilizando esse sistema para abastecer cerca de mil casas com energia elétrica. O cálculo da empresa dá conta de que, a cada dez mil cabeças de gado produzindo excrementos para abastecer os Biodigestores, seja gerado 1 MW de energia.

Biodigestor - Ilustração

Aqui no Brasil os Biodigestores estão sendo utilizados para aproveitar os dejetos dos suínos, evitando a contaminação do lençol freático, gerando adubo e gás de cozinha. Soluções para transformar restos em energia.



Reaproveitando TUDO!

Um comentário:

  1. Aqui em casa temos um local pra colocar objetos para reciclar inclusive óleo também. E entregamos a equipe de reciclagem que vem buscar toda segunda feira.
    Reciclar também é amar o que se tem! O mundo!.
    bjs!

    ResponderExcluir