quarta-feira, 2 de junho de 2010

Quebrando o ciclo do abandono

Uma ação bastante simples pode ser o primeiro passo para quebrar um ciclo muito triste de abandono de cães e gatos nas ruas das cidades. O site EcoD evidencia o fato de que cães e gatos de rua acabam sendo sacrificados por centros de zoonoses em todo o país, pelo fato de não haver estrutura para abrigar a todos.

A idéia de castrar o animalzinho de estimação pode parecer cruel em um primeiro momento, pois a castração está cercada de preconceitos e desinformação por parte dos donos dos bichos. Por isso o site apresenta uma lista de benefícios da castração:

"Nas fêmeas a castração evita distúrbios comportamentais, como a gravidez psicológica, diminui os riscos de surgimento de cistos ovarianos, tumores mamários e diabetes. Nos machos a prática diminui a agressividade, reduz o aparecimento de tumores primários de testículo e outros problemas de próstata. Pesquisas também indicam que a castração aumenta a longevidade de cães de gatos".


Fulaninho - O cão que Ninguém queria. Parte 01 (Fundação Nina Rosa)

É preciso ter em mente que um cão ou gato abandonado na rua irá reproduzir-se, gerando mais ninhadas de animais que muito provavelmente crescerão nas ruas, sem cuidados e alimentação adequada e continuarão reproduzindo-se. Ou ainda os animais de estimação não castrados que tem filhotes indesejados para seus donos, gerando abandono ou doação a pessoas que nem sempre saberão cuidá-los.

Algumas ONGs como a ONDA estão empenhadas em encontrar novos lares para cães abandonados, oferecendo animais já castrados e tratados a donos que sejam realmente responsáveis. Recentemente passaram a oferecer serviço de castração de baixo custo para a comunidade em geral, pelo CEA (Centro de Esterilização Animal).

A castração dos animais de estimação acaba sendo um ato de amor. Pense nisso e contribua para quebrar o triste ciclo de abandono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário