quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dia do “Santo Festeiro”




Hoje é dia de São João, considerado o “santo festeiro” e também protetor dos casados e enfermos. Em todo Brasil, principalmente nas regiões norte e nordeste, onde a devoção e identificação com São João são maiores, lindas festas são preparadas com os símbolos que marcam o nascimento do santo, como a fogueira, os fogos de artifício e a capelinha, tudo em grande clima de confraternização com muita música (principalmente o Forró), comidas típicas e danças.

Foto: Luciana Brito

Em algumas cidades nordestinas existe a tradição de banhar-se em um rio ou mesmo, mergulhar uma imagem de São João nas águas durante a madrugada, para simbolizar a purificação, já que João fazia pregações à margem do rio Jordão em Israel e batizava os fiéis que se convertiam ao cristianismo.

Réplica da Vila que originou a cidade de Campina Grande (PB) - Foto Divulgação PBTur

Todo muito bom e muito animado, mas fica o apelo: cuidado com fogos de artifício. Não corra o risco de estragar a sua festa e a dos outros. Nessa época do ano os tradicionais fogos de artifício costumam fazer muitas vítimas de queimaduras e amputações. Melhor não arriscar e comemorar o São João na Boa, não é?

Ilha do Forró - Campina Grande (PB) - Foto Divulgação PBTur


MUDANDO DE ASSUNTO, só para lembrar: segue a Promoção Cheia de Charme, que vai sortear um Óculos Solar femino da No Stress e também o Diário da Copa com curiosidades direto da Copa do Mundo de Futebol ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário