quinta-feira, 27 de maio de 2010

Você é legal no trânsito?

Para garantir o conforto e a segurança das crianças no trânsito o Detran e o Ministério das Cidades estão promovendo a campanha Eu Sou Legal no Trânsito. O site conta com orientações de como utilizar corretamente os dispositivos de segurança como cinto e os assentos especiais, observando os diferentes tipos de cadeirinhas adequados a cada idade.

A fiscalização para os veículos de passeio que transportam crianças será feita a partir do mês de junho. O não cumprimento da determinação acarreta em multa de R$191,00 e sete pontos na carteira do condutor.

É preciso estar consciente, pois a segurança dos pequenos não é brincadeira.

Algumas dicas do site destacam a importância da cadeira chamada de bebê-conforto, que deve ser utilizada desde os primeiros dias até o primeiro ano do bebê. Em caso de colisão a estrutura da cadeira funcionará como uma concha protetora absorvendo o impacto.


De 1 a 4 anos a criança passa a ser transportada na cadeirinha. Um cuidado importante a ser observado é a posição do cinto de segurança, que deve passar pelos ombros e quadril da criança, nunca ficando sobre a barriga e pescoço.

Dos 4 aos 7 anos e meio a cadeirinha deve ser substituída pelo assento de elevação (boosters). Nessa idade o cinto de segurança de três pontos pode ser utilizado passando pelo peito e coxa da criança.

A partir dos 7 anos e meio a criança pode deixar de usar o assento de elevação. O cinto de três pontos deve ser colocado de modo a passar pelo peito e coxas da criança. Criança no banco da frente só depois dos 10 anos.

Alguns cuidados simples podem garantir maior segurança e menos preocupação no trânsito, não?

Assista os vídeos da campanha e siga no twitter @legalnotransito

Nenhum comentário:

Postar um comentário