segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia do Índio

Desde 1947 temos um dia especial para homenagear os Índios. A data, 19 de abril, faz referência ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, no México. Grande parte dos líderes Indígenas não compareceu ao evento, pois tinham receio de ser agredidos e mal tratados, como era costume acontecer durante os séculos de dominação territorial e cultural do “homem branco” na América.

Com o passar dos anos, aqui no nosso país, a situação não está lá essas coisas para as nações indígenas, que enfrentam problemas com madeireiros, invasores de terra, caçadores. Isso quando tem suas terras demarcadas e com alguma estrutura digna para sobreviver. Além disso, enfrentam o conflito entre o isolamento das aldeias e vida moderna, que tem seu lado bom, mas também uma série de problemas, para os quais, geralmente, os índios estão mais expostos.

Mas como sempre queremos ver o lado bom das coisas, preferimos pensar que o dia de hoje é uma oportunidade para a reflexão sobre os problemas dos povos indígenas e de que forma podemos contribuir.

O site Planeta Sustentável trouxe uma matéria sobre a educação: membros de comunidades indígenas que saem das tribos em busca de instrução nos bancos escolares e voltam para suas aldeias, preparados para ensinar o que aprenderam, sem que se perca o sentido e a importância das tradições indígenas.

O problema também é nosso, como bem lembra o comercial de uma rede de bancos, somos todos filhos dessa mistura que compõe nosso país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário