terça-feira, 20 de abril de 2010

Datas para lembrar






21 de abril
– que beleza, um feriado para refrescar a cabeça no meio da semana. Mas além de ser feriado nacional, a data tem muita importância histórica. Em 21 de Abril de 1792, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, fora executado em praça pública pelas forças do Império Português. Tiradentes era apontado pela Corte Portuguesa como líder do Movimento da Inconfidência Mineira, que tinha como objetivo libertar o Brasil da colonização de Portugal, promover o desenvolvimento através da livre produção, da criação de universidades e da abolição da escravatura.

O Movimento Inconfidente teve origem em um período em que a extração de ouro no Brasil tornava-se escassa.Para compensar a perda na receita, a Coroa Portuguesa aumentava os impostos cobrados dos brasileiros e seus produtos.

Com sua morte o movimento Inconfidente foi desarticulado, mas Tiradentes plantou a semente do movimento que conseguiria a independência do Brasil alguns anos depois.





22 de abril- Dia Mundial do Planeta Terra – em 1970 o senador norte-americano Gaylord Nelson, convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Como era senador, Nelson protagonizou uma série de leis de proteção ambientais.

Desde 1990, países por todo o mundo aderiram à data para organizar manifestações pela proteção do planeta. Para a ONU, o objetivo da data é ajudar as pessoas a tomar consciência dos direitos da Terra.


Fonte: Datas Comemorativas – Porto Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário