terça-feira, 13 de abril de 2010

3 Lugares Perfeitos







Dia dia 08/04 pedimos sugestões para nossos leitores dos três lugares mais perfeitos que eles conhecem, baseado na idéia do site Esse tal meio Ambiente, que fez um Top 10 dos lugares mais exuberantes do mundo. Não deu outra, surgiram sugestões maravilhosas!

Começamos com o Top 3 da Roberta Hanke Sanmartin, que sugeriu pelo nosso perfil do Facebook. Aproveite a viagem e não deixe de comentar, acrescentar mais detalhes e sugerir novos lugares, afinal nosso mundo está cheio de pequenos paraísos.

Guarda do Embaú (SC)
Localiza-se no município de Palhoça (SC) a cerca de 50 Km de Florianópolis. Um dos charmes dessa localidade, além da paisagem natural exuberante, é o rio que corta a praia e deságua no mar por um canal. Com isso, a praia oferece no mínimo duas opções aos banhistas: o oceano, com boas ondas para a prática de surf e outros esportes náuticos e o rio, propício para passeios ou banhos eventuais. Esse detalhe dá uma impressão muito boa aos visitantes, que para chegar até a praia propriamente dita, precisam transpor o rio, seja a pé, quando a corrente e volume de água permitem, ou pelas balsas, conduzidas pelos nativos a preços bem acessíveis. Esse pequeno desafio torna a idéia de estarmos em um paraíso na terra, mais viva em nossa imaginação.

Foto: Tiago Zaniratti - Licença CC

Além do rio e da praia, os belos morros que circundam a praia convidam a realização de trilhas em meio à mata nativa. Essas trilhas levam a outros trechos de praia e a cachoeiras.

A Guarda do Embaú é ponto de encontro de várias tribos que buscam integrar-se à natureza e aproveitar tudo que ela oferece. Infelizmente, nem todos os visitantes têm a consciência da preservação ecológica e da boa convivência. Outro ponto negativo é a grande circulação de carros, principalmente no período de alta temporada (verão), onde os turistas das grandes cidades, acostumados a fazer tudo com auxílio do automóvel, parecem não perceber que estão em uma pequena praia onde quase tudo é acessível com alguns minutos de caminhada. Mas isso, definitivamente não estraga o paraíso.


Nosso “homem NO Stress” Paulo Zulu é um morador ilustre da praia, onde administra um empreendimento hoteleiro, a Zululand. Muitas outras opções de hospedagem, do camping até aluguel de casas são facilmente encontradas em uma rápida busca na internet. A Guarda do Embaú é definitivamente uma boa dica para nossa lista.

Paulo Zulu, morador ilustre da Guarda do Embaú é uma figura muito NO Stress

Ilha do Mel (PR)

A sensação de estar em uma ilha é incrível, por mais que a ilha fique localizada a apenas 45 minutos de barco do continente (Paranaguá- PR ou Pontal do Sul-PR), fica a idéia de que estamos livres de todos os problemas, poluição e confusão da cidade grande. De certa forma, isso torna-se real na Ilha do Mel. O lugar não tem postos bancários e nem Farmácia. Há racionamento de energia elétrica e a Ilha suporta um número limitado de visitantes.

Essa ilha é cheia de histórias fantásticas e hoje é protegida pelo Instituto Ambiental do Paraná, pois é considerada reserva da Biosfera, desde 1992.
Um dos pontos mais visitados da ilha é a Fortaleza dos Prazeres, construída em 1767 pela administração Imperial do Brasil, para proteger o Porto que funcionava no local, das investidas dos Ingleses. Há registros de confrontos e batalhas, que ficaram registradas nas ruínas da fortaleza.

Na Ilha do Mel não são permitidos veículos automotores, o que de certa forma ajuda na preservação do meio ambiente e proporciona ao visitante a experiência de ver como é possível sobreviver sem carro.
Outro ponto turístico requisitado é a gruta das Encantadas. Uma cavidade natural, esculpida na rocha, que abriga a lenda dos pescadores, que juram ver lindas mulheres em noites de lua cheia convidando-os para uma visita. São organizados passeios regulares para a gruta, com guias locais por trilhas nos morros. O retorno é feito em alto mar por escunas operadas pelos nativos. Uma bela oportunidade de dar um mergulho!

As praias mais requisitadas da Ilha são a Praia do Miguel, Prainha, Praia do Farol, do Miguel, Brasília, Limoeiro, do Cassual e Belo, além é claro da visita ao Farol das Conchas, construído em 1872 por ordem de Dom Pedro II.

Visão aérea da Ilha do Mel


Porto de Galinhas (PE)

Localizado no Litoral Sul de Pernambuco. É um dos balneários mais badalados do Brasil por sua beleza natural. Extensas faixas de areias brancas, coqueiros, sol e dunas encantam os turistas do mundo inteiro.
As praias mais requisitadas são Camboa, Muro Alto, Pontal de Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe, Pontal de Maracaípe, Enseadinha, Serrambi e Toquinho.

Foto: Paula Perez - Licença CC

Porto de Galinhas é um prato cheio para a diversão e o lazer. A praia oferece estrutura para passeios de bicicleta, jangada, Jet-ski e buggy. Mergulho nas piscinas naturais lado a lado com os peixe, inclusive o cavalo-marinho, espécime ameaçada de extinção.

As praias de Maracaípe e Cupe são boas opções para a prática esportiva, principalmente o surf. Certamente um mais um paraíso na terra.
O site http://www2.uol.com.br/portodegalinhas/ oferece roteiros bastante completas para aproveitar esse paraíso ao máximo.

Quer complementar alguma informação, contar alguma história que tenha vivido em um desses lugares? Fique a vontade, este blog também é seu. Deixe seu comentário e compartilhe conosco.

4 comentários:

  1. Que lugar lindo para conhecer!
    Adorei, vou colocar na minha listinha de viagens, quem sabe ainda esse ano, não é ?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Lindos os lugares, eu falei sobre Porto de Galinhas...que é maravilhosoooo!!!
    Agora falta conhecer esses outros lugares rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  3. As fotos já dizem tudo, um lugar belo para proporcionar um verdadeiro relaxamento do stress da cidade grande.#dicas #paraiso

    ResponderExcluir
  4. A Ilha do Mel e todo o Litoral do Paraná valem a pena a visita. http://www.vouprolitoral.com.br

    ResponderExcluir