segunda-feira, 29 de março de 2010

Depois da Festa, a faxina!





Fotos: Global Garbage (veja mais fotos aqui)

Há semanas um posto do blog da @lidyaraujo (http://www.lidyaraujo.com.br) chamou nossa atenção. Era a publicação de algumas fotos retiradas do site Global Garbage , que retratavam a sujeira deixada pelos foliões após o carnaval da Bahia. As imagens são impressionantes. Abadás, garrafas plásticas e de vidro e centenas de latinhas. Todas no fundo de um canal, levados pela maré.

O que nos deixou pensativos, é a quase certeza, de que outras localidades do país passaram pela mesma agressão ao meio ambiente.

Não seríamos loucos de ficar contra o carnaval, posição esta que o próprio site Global Garbage também sustenta. Mas não deveríamos ocupar um pouco do nosso tempo para promover a faxina do local da folia? Ou melhor, na hora de descartar a latinha, preocupar-se de não jogá-la no chão ou no mar? São pequenas ações que fazem toda a diferença.

O Blog da Lidy ainda destaca que uma marca de bebida (cujas latinhas vazias descansavam no fundo do mar, às dezenas), preocupou-se em promover uma ação de limpeza nas praias com mergulhadores, educadores e voluntários. Nem tudo está perdido. Mas não podemos, e não devemos esperar por ações desse tipo. Nós é que precisamos fazer a diferença. Não é mesmo?

Um comentário:

  1. Em Florianópolis, foram recolhidas 4 toneladas de recicláveis nas praias e ruas por onde passou a folia.
    É um descaso festejar sem pensar nas conseqüências do amanhã. Eu acredito que é possível fazer muita festa sem sujeira, aliás, em tudo a gente pode cooperar com a natureza.

    ResponderExcluir